Street Customs - Notícias, Carros, Fotos, Vídeos, Wallpapers, Hot Rods, Som Automotivo

Pateta: um motorista maluco no desenho Motormania

Black Friday Street Customs

                           

 

 Muita gente não sabe, mas Pateta (em inglês Goofy), além de personagem da Disney, é um cão da raça Bloodhound e foi criado em 1932. Entre os vários desenhos (animações) protagonizados por Pateta está “Motormania”, no qual ele representa um cidadão comum que, ao ficar atrás do volante, transforma-se em um motorista irresponsável e, sobretudo, perigoso.

                          

Pateta "iniciou sua carreira" em 1932, com o nome de Dippy Dawg, no curta "Mickey´s Revue" dirigido por Wilfred Jackson, como um integrante da platéia irritante por sua atitude imprópria e sua risada escandalosa. Porém, o que parecia ser apenas uma personagem mediana num papel insignificante acabou por levá-lo às graças de Walt Disney justamente por sua risada característica, desenvolvida junto a Pinto Colvig (roteirista e palhaço), com quem trabalharia até 1965. A partir de então, Pateta começa a participar de um número cada vez maior de trabalhos e, rapidamente, torna-se um dos melhores amigos de Mickey Mouse.

                           

 

Em 1934, no desenho "The Orphan´s Benefit", tornou-se personagem principal e teve o nome alterado para Goofy. Ao longo do tempo, a participação do Mickey nas animações diminui em detrimento de uma maior difusão de Pateta e Donald. A razão era que, enquanto Donald era facilmente irritável e Pateta se tornava cada vez mais desligado, Mickey ia ficando mais equilibrado e sem defeitos, sendo o porto seguro do trio. Então os artistas da Disney acharam que era mais fácil bolar novas aventuras para Pateta e Donald.

 

                          

  

"Polar Trappers", lançado no dia 17 de Junho de 1938, foi o primeiro trabalho de Pateta e Donald como uma dupla.  Já na década de 40, Pateta “inicia seus trabalhos” no estilo "Como fazer....", ensinando desde "Como Dormir" até "Como Esquiar", sempre com a ajuda de um narrador que interage com o personagem a quase todo momento, mas o ensino quase nunca corre normalmente. Nesses desenhos todas as personagens têm a fisionomia de Pateta.

 

                          

 

Esta última característica também foi usada em “Motormania”, de 1950. Nele, ao sentar-se ao volante de seu carro, o amável pateta se transforma em uma espécie de Mr. Hyde, um motorista maluco, egocêntrico e perigoso, que dirige sem a mínima noção de segurança. Este desenho animado revela que raiva no trânsito não é um fenômeno recente, mas um assunto que se repete a cada geração, razão pela qual "Motormania" foi muito utilizado nas auto escolas norteamericanas.

 

 

 

Comentários  

 
0 #1 Widson TRojano 03-11-2010 13:29
BOa TArde!
SRs. DIretores
É possivel adquirir os desenhos do pateta " Motormanina, FObia na EStrada, Loucuras no Trânsito", existe algum Site para compra,
AGradeço
Widson TRojano
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Visitantes Online

Nós temos 70 visitantes online

Sobre a Street Customs

A Street Customs Editorial produz títulos de qualidade que possam ajudar tanto os aficionados por automóveis customizados e preparados, quanto as empresas e profissionais que tanto trabalham para desenvolver produtos e serviços para este mercado.