Street Customs - Notícias, Carros, Fotos, Vídeos, Wallpapers, Hot Rods, Som Automotivo

Três marchas no assoalho: como fazer!

Black Friday Street Customs

Aprenda como converter um câmbio de três marchas com alavanca na coluna de direção para alavanca no assoalho!

 


Por Rogerio Ferraresi Fotos Marcello Garcia

Quem pretende montar um hot sabe que as caixas de quatro marchas, como as utilizadas pelos Maverick GT e Charger R/T, custam uma verdadeira fortuna. O valor desses conjuntos, que normalmente flutua entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, sem dúvida desanima muitos entusiastas a construir seus carros. Para quem tem poucos recursos, a solução é usar uma caixa manual de três marchas, com alavanca na coluna de direção, do tipo empregado em carros nacionais das linhas Ford e Dodge V8. Será necessário, naturalmente, alterar o trambulador e passar a alavanca para o assoalho, mas como um câmbio de três velocidades custa cerca de R$ 700 e o trambulador modificado (a base de troca) sai por R$ 300, a operação é vantajosa.  O trambulador especial é encontrado em desmanches de carros com projeto americano ou em oficinas especializadas na linha de utilitários Willys  (Jeep, Rural e Pick-up Jeep/F-75). Para aqueles que consideram este câmbio inadequado para um hot, vale lembrar que a própria Chrysler adotou tal solução ao lançar seu modelo esportivo de baixo custo, o Dodge Dart SE. O serviço em foco foi realizado na Califórnia Hot Rods, com o auxílio técnico do construtor Roberto Haruo Kawaguchi

 

 

1) Este é o câmbio Clark de três marchas. Antes de retirar o trambulador, drene o óleo e deixe as alavancas em ponto morto.


2) Para soltar a tampa, lubrifique os parafusos com óleo anticorrosivo em spray e, depois, utilize a chave L 13.

3) Após sacar os parafusos, o trambulador vai ficar preso pelos garfos, que só precisam ser desencaixados para retirar a peça

4) A foto acima apresenta os garfos desencaixados do trem de engrenagens , o que possibilita a retirada da tampa do trambulador


5)Aproveite e examine as engrenagens, mas tenha cuidado para não deixar cair pequenos objetos dentro do câmbio.

6) Eis a tampa solta, pronta para a troca. Tenha preparado um recipiente para reservar os parafusos e as arruelas retirados da caixa.

7) O novo trambulador nada mais é do que a mesma peça trocada, porém com a adição de uma alavanca que sairá do assoalho.


8) Na parte externa, solda-se uma peça de aço que funcionará como base para a alavanca, a qual ficará deslocada para a esquerda.

9) Internamente as mudanças são pouco visíveis, mas elas existem e permitem o uso do novo sistema de acionamento.

 

10) Depois de encaixar os garfos, comece a parafusar a nova tampa, que deverá assentar facilmente na caixa de câmbio.


11) Antes de instalar o câmbio, tenha certeza de que todos os parafusos estão corretamente apertados e sem folgas.


12) Pronto! Agora você pode utilizar a caixa de três marchas sem necessitar do sistema de alavancas instalado na coluna de direção.

Veja outros artigos relacionados:
 

Comentários  

 
+3 #1 Joao F. Monteiro 21-04-2013 20:20
Uma excelente matéria para mim e para aqueles que não dispõe de muito capital... Gostaria de saber onde posso adquirir esta nova tampa com trambulador, já que não sou de são Paulo.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar


Visitantes Online

Nós temos 150 visitantes online

Sobre a Street Customs

A Street Customs Editorial produz títulos de qualidade que possam ajudar tanto os aficionados por automóveis customizados e preparados, quanto as empresas e profissionais que tanto trabalham para desenvolver produtos e serviços para este mercado.